Após dispensar o do Uruguai, Brasil recebe Hércules da Argentina em Canoas

Foto: FAA

Um avião Hércules está pousando em Canoas, trazendo a primeira ajuda enviada pelo governo da Argentina para o Rio Grande do Sul.

O chefe do Exército da Argentina, general de brigada Carlos Alberto Presti, junto ao ministro da Defesa, Dr. Luis Petri, e ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, brigadeiro-general Xavier Isaac, despediu-se esta tarde de uma comissão da Agrupação de Engenheiros 601 que partiu em um avião KC-130H Hércules da Força Aérea Argentina (FAA) com destino a Grande Porto Alegre.

Uma oficial e sete suboficiais embarcaram no Hércules e irão operar duas unidades de tratamento de água com Filtração por Osmose Reversa (FOI), uma delas equipada com envasadora, que fornecerá água segura para a população afetada pelas inundações e para o pessoal do Exército Brasileiro que trabalha nessa operação de proteção civil.

As unidades têm capacidade para purificar 1.800 litros por hora por meio de microfiltração e 600 litros por hora por meio de osmose reversa.

O pouso do KC-130H da FAA acontece no final desta tarde em Canoas, após o avião argentino fazer várias voltas enquanto aguardava liberação para pouso na Base Aérea, que tem ficado congestionada devido ao alto tráfego aéreo decorrente das operações de resgate na região.

Ainda ontem, o governo negou a vinda de outro KC-130H Hércules, desta vez da Fuerza Aérea Uruguaya, alegando “restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre“. A decisão criou ruído com o lado uruguaio e repercutiu na imprensa, com o governo rebatendo vários jornalistas afirmando que não recusou nenhuma ajuda:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias