Início Empresas Aéreas

Após festa no lançamento, Avianca descobre que não poderá fazer voos para Cuba

A Avianca anunciou o adiamento do início dos voos para Cuba: a rota Bogotá-Havana, inicialmente prevista para começar em 2 de julho de 2024, sofreu o adiamento devido a problemas operacionais. A companhia aérea não especificou uma nova data para o início dessas operações, como informa o Aviacionline.

Os clientes que já compraram passagens para voar entre Bogotá e Havana poderão solicitar o reembolso correspondente por meio do site da Avianca, do aplicativo móvel da companhia aérea ou diretamente com suas agências de viagem. A Avianca encoraja os passageiros a manterem seus dados de contato atualizados na reserva para facilitar a comunicação, se necessário.

Essa notícia acrescenta um grau de complexidade à conectividade aérea de Cuba com a América do Sul.

Há poucos dias, a Boliviana de Aviación (BoA) anunciou a suspensão de sua rota entre Santa Cruz de la Sierra e Havana a partir de 25 de julho de 2024. A BoA operou esta rota por nove meses desde o seu lançamento em outubro de 2023. A suspensão da BoA soma-se à decisão anterior da Aerolíneas Argentinas e Cubana de Aviación de cessar suas operações para a capital da ilha.

Com a saída da BoA e o atraso no início da rota da Avianca, a conectividade de Cuba com a América do Sul depende de outras companhias aéreas como LATAM e Copa Airlines, que continuam oferecendo conexões através de Lima e Cidade do Panamá, respectivamente. Além disso, a companhia aérea de baixo custo Wingo continua operando voos entre Bogotá e Havana, oferecendo uma alternativa econômica para os passageiros.

O reinício da rota da Avianca foi visto como um passo positivo para melhorar a conectividade de Cuba com o resto da América do Sul, oferecendo mais de 2.100 assentos semanais e conexões para mais de 75 destinos em 25 países. No entanto, com esse atraso, a ilha terá que continuar dependendo das conexões existentes e da oferta limitada de voos diretos.

A Avianca recomenda aos clientes afetados por este adiamento que se mantenham informados através dos canais oficiais da companhia aérea e verifiquem seus e-mails e mensagens de texto para atualizações. Passageiros que desejam mais informações podem visitar o site da Avianca ou entrar em contato com a sua agência de viagens.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.