Início Empresas Aéreas

Após meses de negociações, tripulantes e TAP chegam a um novo acordo de trabalho

Imagem: Andrzej Otrębski / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Os associados do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aprovaram o novo acordo de empresa da TAP em uma assembleia geral. Dos 2.496 associados que participaram da votação, 1646 votaram a favor do acordo, 818 votaram contra e 32 se abstiveram.

De acordo com a imprensa portuguesa, a aprovação do acordo ocorreu após meses de negociações entre o Sindicato e a TAP. A proposta foi apresentada aos tripulantes de cabine em sessões de esclarecimento, onde a maioria dos participantes decidiu aprovar o acordo.

Essa aprovação é considerada um marco importante no processo de estabilização laboral da TAP. O presidente atual da companhia, Luís Rodrigues, herdou uma situação de instabilidade social e teve que negociar novos acordos de empresa com todos os sindicatos representativos dos trabalhadores, após os acordos anteriores terem sido denunciados.

Os acordos temporários de emergência permitiram a aplicação de cortes salariais, como parte do auxílio estatal e do plano de reestruturação da TAP devido às dificuldades enfrentadas pela pandemia de Covid-19.

Com a aprovação do novo acordo de empresa, a TAP busca avançar com o seu processo de recuperação e retomada das operações, em meio aos desafios enfrentados pelo setor aéreo em todo o mundo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile