Início Empresas Aéreas

Após morte do cão Joca em voo da Gol, Ministério dos Aeroportos e ANAC vão investigar caso

Cão “Joca” já sem vida no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Na terça-feira (23), o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva, anunciou que sua pasta, em colaboração com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), vai investigar a morte de um Golden Retriever durante uma viagem aérea entre Guarulhos (SP) e Fortaleza (CE).

Conforme noticiado pelo AEROIN recentemente, o cão, chamado Joca, tinha como destino original a cidade de Sinop (MT), onde moraria com seu tutor, João Fantazzini Júnior. No entanto, devido a um erro no serviço de transporte de animais da GOL Linhas Aéreas, o animal foi enviado para Fortaleza (CE).

Em nota, a GOL assumiu a responsabilidade pelo equívoco e informou que o cachorro foi desembarcado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O trajeto que era previsto para durar até 2h30min acabou se estendendo por cerca de 8 horas.

O ministro Silvio Costa destacou a necessidade de esclarecer rapidamente as circunstâncias que resultaram na morte do animal. “O objetivo das autoridades federais é entender o que aconteceu com o cão Joca o mais rápido possível“, afirmou.

Além da investigação sobre o incidente, o Ministério dos Portos e Aeroportos e a ANAC anunciaram a formação de um grupo de trabalho para estabelecer normas nacionais para o transporte de animais de estimação em voos comerciais.

Silvio Costa ressaltou a colaboração com a ANAC e o compromisso de esclarecer o ocorrido. “Estamos trabalhando em conjunto com a ANAC e criamos um grupo interno para verificar e dialogar com as companhias aéreas sobre o caso“, disse o ministro, ao lado do presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira.

O anúncio das medidas ocorreu após uma reunião do ministro Silvio Costa com os deputados Fernando Marangoni (União Brasil) e Rafael Saraiva, ambos do mesmo partido.

Devido ao caso e à repercussão negativa gerada, a GOL decidiu suspender todos os embarques de cães e gatos no porão de suas aeronaves, começando hoje, dia 24 de abril. A medida vai durar até o dia 23 de maio, e todos os passageiros que já compraram o serviço para transporte dos animais pelo porão serão reembolsados integralmente, incluindo a passagem do tutor, ou poderão remarcar ambas as passagens para data futura, sem custo.

Leia mais:

Sair da versão mobile