Após pouso inédito em Campinas, turboélice da Airbus volta para as Malvinas

A visita do cargueiro militar da Airbus em Campinas foi um bate e volta: a aeronave da RAF voltou para a ilha disputada pela Argentina.

Foto – Osvaldo Furiatto

O avião A400M é o único turboélice já feito pela Airbus e tem uma capacidade de carga maior que os concorrentes Lockheed C-130 Hércules e Embraer KC-390, podendo levar até 37 toneladas de carga útil.

Esta aeronave apareceu de surpresa ontem, próximo do meio-dia, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no que aparentemente seria uma escala de reabastecimento das regulares missões que o avião faz para levar suprimentos para as Falklands, território britânico disputado com a Argentina, que as chamam de Ilhas Malvinas.

No entanto, hoje de manhã, o A400M foi visto decolando do interior paulista rumo ao sul, voltando para a Base Aérea de Mount Pleasant, nas Falkland. Ainda não foi confirmado o motivo do bate e volta em Campinas, e nem se a aeronave passará por Viracopos novamente quando eventualmente voltar para a Grã-Bretanha.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias