Início História

Após quase 40 anos como laboratório voador, DC-8 da NASA está prestes a ser aposentado

Imagem: NASA

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) informa que seu Escritório de História e a Divisão de Ciências da Terra estão organizando um workshop com o objetivo de documentar as importantes contribuições das campanhas aéreas realizadas com seu clássico avião DC-8 “Airborne Science Laboratory” (Laboratório de Ciência Aerotransportado).

Como mostrado pelo AEROIN em dezembro do ano passado, a NASA adquiriu um Boeing 777-200ER para transformar em seu novo laboratório voador e, agora, aproxima-se o momento da aposentadoria do DC-8.

O workshop será uma combinação de palestras, painéis de discussão e mesas redondas. A intenção é publicar uma antologia de artigos selecionados das principais apresentações.

A aeronave DC-8 da NASA, registrada sob a matrícula N817NA, completou recentemente quase quatro décadas de serviço à NASA, com sua aposentadoria programada para o início de 2024, após a conclusão da campanha ASIA-AQ, que está buscando melhorar a compreensão dos fatores que determinam a qualidade do ar local em toda a Ásia através de observações e modelos multi-perspectivas.

O DC-8, que a NASA adquiriu em 1985, era uma aeronave robusta para o Programa de Ciências Aerotransportadas da Divisão de Ciências da Terra (ESD) da NASA, servindo como uma das plataformas primárias de muitas campanhas aéreas.

Imagem: NASA

As suas contribuições são lendárias, tendo voado como parte das primeiras campanhas de ozônio estratosférico polar no final da década de 1980 e posteriormente realizando ao longo da sua vida operacional campanhas focadas em mantos de gelo, gelo marinho, ecologia terrestre, gases com efeito de estufa e qualidade do ar.

Além do conhecimento de processo fornecido pelo DC-8, ele serviu como um importante campo de provas para novos instrumentos e técnicas que ajudaram a preparar o caminho para seu eventual uso no programa de voo espacial da ESD, uma fonte de dados de calibração/validação para os instrumentos de satélite da ESD, e como um laboratório voador para estudantes, pós-doutorados e profissionais em início de carreira projetarem, construírem e testarem instrumentos, adquirirem dados e analisá-los.

Foi também a principal plataforma para o Programa de Pesquisa Aerotransportada Estudantil (SARP) da NASA, agora com 15 anos de existência, que proporcionou oportunidades práticas para mais de 400 jovens cientistas e tem uma excelente “taxa de retenção STEM” para seus participantes anteriores.

Imagem: NASA

Neste workshop, a ESD e as comunidades de investigadores relacionadas são convidadas a partilhar exemplos das realizações científicas, programáticas e humanas do DC-8 ao longo das suas quase quatro décadas de serviço à NASA.

Além das descrições da ciência realizada, os planejadores do workshop convidam à discussão de “lições aprendidas” sobre a operação de um grande laboratório de pesquisa aerotransportada que pode ser usado à medida que a NASA avança com o fornecimento e equipamento do sucessor do DC-8, o 777 que a NASA adquiriu em resposta a uma forte recomendação de um relatório de 2021 das Academias Nacionais de Ciência, Engenharia e Medicina de que a ESD precisava ter tal plataforma após a aposentadoria do DC-8.

Sair da versão mobile