Após suposta colisão em voo neste sábado, caças Sukhoi 30 e Mirage 2000 caíram na Índia

Destroços do acidente, em cena de um dos vídeos abaixo

No início deste sábado, 28 de janeiro, um acidente aéreo ocorreu no distrito de Morena, Madhya Pradesh, na Índia, com dois aviões militares.

Os caças da Força Aérea Indiana (IAF) – um Sukhoi Su-30MKI e um Mirage 2000 – caíram durante uma missão de treinamento rotineiro. Um piloto morreu e dois conseguiram se ejetar com segurança.

A Força Aérea Indiana comunicou que os aviões estavam em uma missão de treinamento operacional rotineiro, e um dos três pilotos envolvidos sofreu ferimentos fatais. Uma investigação foi aberta para determinar a causa do acidente.

Relatos sugerem que teria havido uma colisão aérea. Entretanto, nenhuma das partes envolvidas – a Força Aérea Indiana ou a administração local – confirmaram tal informação.

Fontes disseram que tal colisão pode ter ocorrido enquanto os aviões voavam a uma velocidade muito alta durante a simulação de uma missão de combate. Mais detalhes serão fornecidos pela investigação.

O local do acidente é próximo ao aeroporto de Gwalior, que é base da IAF. Partes dos aviões caíram na área de Pahargarh e outras no território de Bharatpur, Rajasthan, que faz fronteira com Madhya Pradesh.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias