Após voo ser cancelado, passageiros apanham de seguranças em aeroporto africano

Momentos de descontrole foram registrados no aeroporto de Tunis, na Tunísia, onde passageiros foram espancados pela segurança do local. A ação foi gravada em pelo menos um vídeo, que tem repercutido e levará a uma investigação mais séria sobre o ocorrido.

O caos começou depois que a empresa aérea de bandeira, Tunisair, cancelou voos por, supostamente, não ter aeronaves suficientes para voar, segundo o site Jeune Afrique. Após o cancelamento de vários voos, os passageiros ficaram presos por dias no aeroporto de Túnis-Cartago sem hotéis ou vistos temporários.

Irritados com a situação, passageiros teriam iniciado uma manifestação, que resultou na ação da segurança, como visto abaixo. No vídeo, não é possível verificar qual foi o estopim da briga, embora o site de notícias Mosaique FM tenha dito que oito passageiros foram presos, acusados ​​de agredir os seguranças. O site, porém, não mencionou a violência ou mostrou o vídeo abaixo.

Não há informações precisas sobre a origem dos passageiros que apanharam, mas a mídia britânica diz que seriam da África subsaariana, um grupo que sofre desprezo dos tunisianos por buscarem refúgio no país do norte e também usá-lo como porto de saída em tentativas de imigração ilegal para a Europa.

Há alguns meses, a Human Rights Watch escreveu um relatório sobre a Tunísia alegando que as autoridades tunisianas estavam detendo discretamente pessoas sob o pretexto de um estado de emergência.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias