Aprendizado de máquina para reduzir consumo de combustível está agora em uso em todo o grupo TUI

Imagem: Divulgação / SITA

A SITA, empresa multinacional especializada em comunicações de transporte aéreo e tecnologia da informação, informa que a TUI implementou totalmente a solução SITA OptiClimb nas cinco companhias aéreas do grupo.

A implementação, que faz parte da agenda de sustentabilidade da empresa para reduzir as emissões de gases poluentes, gerou uma economia de até 200 kg de combustível e 600 kg de CO2 por aeronave, a cada dia.

A decolagem é a fase do voo que mais consome combustível. Dessa forma, a SITA OptiClimb é uma solução de análise preditiva, que usa o machine learning (aprendizado de máquina) para criar modelos de desempenho específicos para a aeronave. Além disso, a tecnologia é equipada com previsões meteorológicas em 4D e dados operacionais de plano de voo, recursos que possibilitam prever cenários de queima de combustível.

A SITA explica que a inovação também fornece aos pilotos informações sobre razão de subida e velocidade de voo, otimizando o consumo de combustível sem comprometer o tempo da viagem.

Se houver uma alteração de última hora, como no peso planejado da aeronave, o sistema poderá enviar recomendações atualizadas de subida. Além disso, após o voo, o combustível real consumido é comparado com as previsões para atualizar o modelo de aprendizagem automática.

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o combustível representa quase 30% dos custos operacionais de uma companhia aérea e é o maior contribuinte para as emissões da aviação. Por conta disso, as empresas aéreas estão adotando soluções digitais, como a SITA OptiClimb, para proporcionar reduções mais imediatas de consumo e emissões, complementando as estratégias de longo prazo do setor, como utilizar combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e renovar as frotas de aeronaves.

A SITA estima que se todas as companhias aéreas utilizassem a tecnologia OptiClimb, economizariam aproximadamente 5,6 milhões de toneladas de carbono por ano.

Parcialmente utilizada por algumas das companhias aéreas do Grupo TUI em 2022, a SITA OptiClimb está, hoje, totalmente implementada em todas as cinco empresas, que são a TUI Airways, TUI fly Bélgica, TUI fly Alemanha, TUI fly Países Baixos e TUI fly Países Nórdicos.

Como resultado, a solução proporcionou uma economia total para o grupo de cerca de 4.500 toneladas de combustível e 14.000 toneladas de carbono em 2022.

“O Grupo TUI está comprometido com as metas de redução de emissões até 2030 de suas companhias aéreas, seus cruzeiros e hotéis, e prevemos que as emissões da TUI Airline devem ser reduzidas em 24%. Uma das maneiras pelas quais pretendemos alcançar esse objetivo é por meio de medidas operacionais que melhoram o planejamento de voos e otimizam o gerenciamento de combustível, aproveitando tecnologias inovadoras como a SITA OptiClimb”, destaca Marco Ciomperlik, Chief Airline Officer do Grupo TUI.

“Estamos muito satisfeitos em continuar apoiando a agenda de sustentabilidade do Grupo TUI. Nosso objetivo é auxiliar a indústria de transporte aéreo a progredir mais rapidamente em nossa jornada comum rumo às emissões zero de carbono, além de melhorar a eficiência das viagens, por meio de inovação e tecnologia”, afirma Yann Cabaret, CEO para o segmento AIRCRAFT da SITA.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias