Início Empresas Aéreas

Aprovada para voar a mais nova operadora de Boeing 747, que prevê outro Jumbo ainda em 2023

O Boeing 747 decolando, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Jonathan Winton

Uma nova companhia aérea de carga acaba de anunciar a sua certificação para estrear como a mais nova operadora do avião Boeing 747-400 no mundo: a britânica One Air, que desde meados de 2022 estava se preparando para este momento, como mostrado pelo AEROIN naquela ocasião.

A nova companhia aérea informou nesta segunda-feira, 24 de abril, que finalmente recebeu o Certificado de Operador Aéreo da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK).

Depois de concluir com sucesso seu voo de prova em julho de 2022 e seguir um rigoroso processo de solicitação de uma licença operacional, a nova companhia aérea está totalmente aprovada para iniciar as operações.

A aeronave utilizada pela companhia é a registrada sob a matrícula G-UNET, um Boeing 747-400 BDSF (avião de passageiros convertido para cargueiro), que pode ser visto em belas imagens no vídeo a seguir, do canal de Jonathan Winton no YouTube. Ele o registrou no aeroporto de Prestwick, na Escócia, durante uma das operações feitas pela One Air para o processo de certificação:

A expectativa da One Air é de uma demanda inicial por voos do Reino Unido para as regiões da Europa, Oriente Médio e Ásia. Em última análise, também oferecerá serviços de cargueiro para a China e os EUA.

A One Air alugou seu primeiro cargueiro Boeing 747-400F e agora é a única operadora do icônico Jumbo Jet no Reino Unido, já que outras companhias aéreas, como a tradicional British Airways, removeram o modelo de suas operações após os impactos da pandemia ou da guerra na Ucrânia.

Embora o avião inicial esteja com fuselagem branca e cauda vermelha proveniente de sua operadora anterior, a One Air divulga em seu site a seguinte pintura prevista para seus aviões:

O modelo de negócios da nova empresa aérea prevê a adição de um segundo Boeing 747-400F ainda em 2023.

Com sede em Kingston, perto de Londres Heathrow, a One Air recrutou uma equipe de 90 profissionais de carga aérea e aviação para seu lançamento, incluindo operações terrestres, engenharia e manutenção, treinamento de tripulação, gerenciamento de tripulação, especialistas em finanças e em RH e uma tripulação aérea de 40 pessoas, com pilotos recrutados da Cathay Pacific, Emirates Airline, Norwegian Airlines e outras grandes companhias aéreas.

Imagem: One Air

A One Air é de propriedade majoritária do CEO, Paul Bennett, que afirmou: “O importante papel que os serviços de cargueiro desempenharam no apoio à economia do Reino Unido e ao público durante a pandemia demonstrou o nível de demanda que existe para uma companhia aérea de carga britânica. Estamos orgulhosos de atender a essa necessidade e de ter a oportunidade de alavancar relacionamentos comerciais de longa data com despachantes de carga, fornecedores de logística e corretores de fretes que atendem ao mercado do Reino Unido. Esperamos adicionar nosso segundo 747F ainda este ano e ter os recursos financeiros para crescer de acordo com o nível de demanda que vemos”.

A companhia aérea revisará seus planos de frota, incluindo o potencial para outros tipos de aeronaves, no final do ano.

A One Air nomeou a Air One Aviation como sua primeira Agência Global de Vendas, enquanto a Dnata atuará como agente de manuseio da companhia aérea em Londres Heathrow.

Sair da versão mobile