ASL Airlines se candidata a cliente lançadora do ATR-72 movido a hidrogênio

ATR72 – Imagem: ASL Aviation Holdings

A Universal Hydrogen, empresa que persegue a meta de descarbonizar a aviação por meio da adoção do hidrogênio como combustível, anunciou ontem (12) que assinou uma carta de intenções (LOI) com a ASL Aviation Holdings, um grupo global de serviços de aviação com sede em Dublin, na Irlanda.

A ASL será cliente de lançamento global para o mercado de carga das aeronaves turboélices movidas pelo novo combustível. Para tanto, a empresa planeja adquirir até dez kits de conversão para o ATR-72 da Universal Hydrogen para instalação em sua frota atual ou futura.

Após a conclusão de um estudo de rede colaborativa e avaliação de aeronaves, os kits de conversão da Universal Hydrogen serão instalados em aviões ATR-72 de propriedade da ASL e operados para seus principais clientes em toda a Europa. Além dos kits de conversão, a ASL concordou em fornecer um ATR-72 para a Universal Hydrogen para uso como sua aeronave de teste e certificação.

“A carga aérea tem uma oportunidade única de liderar a indústria da aviação à medida que ela se move para cumprir as ambiciosas metas de emissões de carbono. Na ASL, estamos comprometidos em ser os pioneiros na introdução de novas tecnologias de redução de emissões em nossa frota atual e o hidrogênio tem um papel significativo a desempenhar com aeronaves como o ATR 72”, disse Dave Andrew, CEO da ASL Aviation Holdings. 

“A aviação não pode esperar para agir e, trabalhando com a Universal Hydrogen, podemos criar uma ponte para novas aeronaves que nos permitirá reduzir imediatamente nossa pegada de carbono em linha com os compromissos de sustentabilidade ambiental em Política ESG do Grupo ASL“, complementou.

Em conexão com as conversões de aeronaves, a Universal Hydrogen e a ASL também firmaram um contrato de serviços de combustível de longo prazo. A Universal Hydrogen concordou em fornecer combustível de hidrogênio para alimentar a aeronave ATR-72 convertida da frota da ASL.

Informações da ASL Aviation Holdings

Leia mais:

https://aeroin.net/lufthansa-quer-ser-a-lancadora-do-aviao-movido-a-hidrogenio-da-airbus/
https://aeroin.net/deutsche-aircraft-quer-testar-o-dornier-328-movido-a-hidrogenio-ate-2025/
https://aeroin.net/airbus-podera-testar-tanque-de-hidrogenio-no-gigante-aviao-a380/
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias