Assista ao momento do pouso sob ‘MAYDAY’ do E195-E2 em Campinas, que atingiu pássaro ao decolar

Imagem de como ficou a aeronave após o incidente – Por Armando Poyares

Como informado pelo AEROIN, no último sábado, 1º de abril, uma aeronave Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas, que partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), com destino ao Galeão, no Rio de Janeiro, teve que retornar à origem por ter atingido uma ave após a decolagem.

A colisão, chamada de “bird strike”, danificou o nariz da aeronave, registrada sob a matrícula PS-AEI, no voo AD-2843, que decolou às 15h40 e retornou às 16h00. E este momento do pouso, sob declaração de “MAYDAY” (emergência), foi captado pela câmera do canal Golf Oscar Romeo, que mostra o movimento de Viracopos ao vivo durante as 24 horas de todos os dias da semana.

Acompanhe no player a seguir o vídeo, que inicialmente mostra um veículo dos bombeiros se posicionando próximo à pista, seguido da chamada do piloto na frequência de comunicação (note a palavra “mayday” na comunicação) e então o pouso com parada na pista:

Como observado na gravação acima, após o pouso, os bombeiros se aproximaram da aeronave para inspeção, como procedimento padrão sempre que ocorre um pouso sob declaração de emergência.

Foi possível ouvir o piloto informando que estava tudo bem com todos os sistemas da aeronave, sendo possível taxiar por conta própria após a inspeção dos bombeiros, pois o que ocorreu foi a perda das informações de velocidade e altitude quando estava em voo.

Embora não mostrado na gravação publicada, quem assistia à transmissão ao vivo no sábado acompanhou, poucos minutos depois, o controlador de tráfego aéreo informando que os bombeiros notaram que o nariz da aeronave estava amassado pela colisão com uma ave, e o piloto respondendo que era isso o que eles estavam imaginando em função do que aconteceu com a aeronave durante o voo.

Para ver novamente as informações previamente publicadas sobre o incidente, incluindo vídeo mostrando como ficou o nariz do Embraer 195-E2, clique aqui ou no título logo abaixo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias