Início História

Assista ao trailer do filme do sequestro do voo da VASP em que o piloto fez um voo invertido

O maior sequestro de avião ocorrido no Brasil virou filme e o seu trailer foi divulgado hoje, mostrando o Boeing da VASP em voo invertido. Curiosamente, no filme foi retratado um Boeing 737-200 e não um 737-300, como no caso real.

Em 29 de setembro de 1988 o voo 375 da VASP era operado por um Boeing 737-300 de matrícula PP-SNT, levando passageiros de Belo Horizonte (Confins) para o Rio de Janeiro. Porém, logo após a decolagem, o passageiro Raimundo Nonato decidiu sequestrar a aeronave, ordenando que o Comandante Murilo a levasse até Brasília.

Na capital federal, o sequestrador pretendia jogar o avião em prédios da esplanada dos ministérios, incluindo o Palácio do Planalto, onde estaria José Sarney, então Presidente do Brasil durante uma época de grave crise econômica. A motivação de Nonato seria um problema pessoal e desemprego, pelo qual culpava os políticos.

Em um ato heroico, o comandante fez um tunneau (voo de barriga sobre o próprio eixo) para desvencilhar o sequestrador que já tinha atirado no copiloto. Chegando próximo de Goiânia, outra manobra foi feita, dessa vez uma descida em parafuso.

No solo, e após horas de negociações, a Polícia Federal invadiu a aeronave e colocou fim ao sequestro, que deixou uma pessoa morta e 3 feridos.

A história agora foi adaptada para as telonas com direção de Marcus Baldini e roteiro de Lusa Silvestre. O trailer divulgado hoje chama a atenção pela imersão e detalhes, que incluem o voo invertido feito numa fuselagem real de 737 colocada de maneira invertida em um estúdio em São José dos Campos.

Já as imagens externas foram feitas no Museu Aeroespacial (Musal) no Rio de Janeiro, sendo utilizado um Boeing 737-200 (FAB-2116) para interpretar o 737-300 da VASP. A aeronave real da história acabou indo para os EUA, onde voou pela Morris Air. Outros detalhes como uniforme, viaturas e ambiente chamam a atenção pela fidelidade, dando uma imersão maior no longa.

O sequestrador Raimundo Nonato é interpretado por Jorge Paz, o heroico Comandante Fernando Murilo por Danilo Grangheia, o copiloto Salvador Evangelista por César Mello, já os comissários serão interpretados pelos globais Wagner Santisteban e Juliana Alves.

Também estão no elenco outros atores de renome como Claudio Jaborandy e Adriano Garib (Tropa de Elite). O filme estará disponível nos cinemas brasileiros em 7 de dezembro e posteriormente no site de streaming Star+, veja abaixo o trailer:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Sair da versão mobile