A Força Aérea Israelense não mediu esforços ao lançar um ataque aéreo contra o Aeroporto Internacional de Aleppo, na Síria, na noite de sábado. O ataque resultou em danos materiais ao local, deixando-o completamente fora de serviço, conforme confirmado pelo Ministério da Defesa sírio.
Segundo fontes oficiais, os israelenses teriam realizado o ataque a partir do Mar Mediterrâneo, na costa oeste de Latakia. O alvo escolhido foi o aeroporto mencionado, o que gerou preocupação e indignação por parte das autoridades sírias.
De acordo com o jornal Al-Watan, o ataque teve como consequência imediata a inutilização da pista do aeroporto, que havia acabado de ser reparada após um ataque aéreo semelhante realizado pelos israelenses na última quinta-feira. O prejuízo causado foi estimado em valores não divulgados.
Segundo a inteligência dos Estados Unidos, os aeroportos sírios são conhecidos por receberem voos com armas, que abastecem os arsenais de grupos terroristas. Sua inutilização inviabiliza essa rede de suprimentos. Há alguns dias, o aeroporto de Damasco, o principal do país, também foi atacado em suas duas pistas.
The Israeli Air Force carried out an airstrike on the international airport of the city of Aleppo in Syria from the direction of the Mediterranean Sea, which resulted in material damage to the airport and putting it out of service. pic.twitter.com/EmlgKtAZBf
— Jatinder Singh جتندر سنگھ (@jatinde55345952) October 15, 2023