Início Aeroportos

Até o Comandante da Aeronáutica participou da corrida na pista do Aeroporto de Brasília; veja em vídeo

Cena do vídeo apresentado abaixo, feito pela Força Aérea Brasileira

Como mostrado ontem no AEROIN, na manhã do último domingo, dia 27 de agosto, o Aeroporto Internacional de Brasília realizou a 2ª edição da Flying Run, este ano em comemoração aos 150 anos de Alberto Santos Dumont.

E nesse contexto, a Força Aérea Brasileira (FAB) não apenas apoiou o evento, mas também participou efetivamente da corrida, incluindo até mesmo o Comandante da Aeronáutica:

O evento reuniu cerca de 2,5 mil pessoas e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, além de outras autoridades militares e civis.

“Dentro dos 372 eventos programados para este ano em homenagem a Santos Dumont, temos muitos na área esportiva, principalmente corridas pelo Brasil afora, e esta em Brasília é a maior delas, com mais de dois mil participantes. Agradeço à Inframérica, à empresa Nosotros e ao nosso VI COMAR por esse belíssimo evento, cada vez mais enfatizando a memória, a vida, as obras e os valores de Santos Dumont para essa juventude conhecer um pouco mais de quem foi o Patrono da Aeronáutica Brasileira”, expressou o Comandante.

O desafio foi percorrer as distâncias de 7 km, 14 km ou 21 km montados em uma das pistas de pouso e decolagem do aeroporto. E para tornar essa experiência ainda mais inédita, o som do apito de cada largada foi marcado pela passagem do caça F-39 Gripen.

“É uma sensação maravilhosa participar desse evento no Aeroporto. Nunca tinha presenciado algo assim. Quando os caças passaram para dar a largada, o coração disparou e pensei ‘é agora, vou dar o meu melhor’”, contou a primeira colocada nos 7 km Feminino, a cantora Giliana Alves Fernandes.

A corrida em homenagem ao Patrono da Aeronáutica também contou com a presença dos mascotes Fabinho e Dumonzinho, da Banda de Música da Base Aérea de Brasília (BABR), que abriu o evento com o Hino Nacional e canções populares brasileiras, além da exposição das aeronaves C-97 Brasília e C-98 Caravan, do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, e o avião VC-99C, do Grupo de Transporte Especial (GTE).

Imagem: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Na ocasião, os atletas que subiram ao pódio receberam troféus e todos os participantes ganharam medalhas, entregues pelo Vice-Presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, e pelo Major-Brigadeiro do Ar Darolt, que também percorreu uma das distâncias da corrida junto ao Comandante da Aeronáutica.

“A experiência foi diferente e única, porque não é sempre que temos a possibilidade de correr em uma pista onde só tocam as borrachas das aeronaves. Foi muito bacana e especial para nós também a largada com os F-39”, finalizou o Oficial-General.

Sair da versão mobile