A organização ambiental Reclame Fossilvrij acusou a agência de viagens TUI de promover comportamento prejudicial através de um anúncio televisivo que incentiva férias de avião para a Turquia. A ONG argumenta que as viagens aéreas causam danos significativos ao clima e à saúde.
Esta é a primeira vez que uma queixa deste tipo é apresentada à Comissão de Códigos de Publicidade (RCC), de acordo com a Reclame Fossilvrij. A organização alega que o anúncio da TUI viola uma regra da Fundação Código de Publicidade, que proíbe publicidade que incentive comportamento prejudicial à saúde, segurança ou altamente prejudicial ao meio ambiente.
O anúncio da TUI, destacou a Reclame Fossilvrij, foi exibido antes do noticiário das 20h, período em que são noticiadas diariamente as consequências graves das alterações climáticas, como ondas de calor letais, inundações, incêndios florestais e colheitas fracassadas. “Mas antes e depois desse mesmo noticiário, somos seduzidos por anúncios de viagens aéreas que nos colocam ainda mais em apuros”, afirmou Rémi ter Haar, representante da organização.
A TUI confirmou que está ciente da queixa contra o comercial e disse que a empresa está se preparando para o respectivo processo. “Nós aguardamos a avaliação da comissão e não faremos mais declarações até então”, disse uma porta-voz.