Início Empresas Aéreas

Atlas Air está próxima de decidir sobre compra de cargueiros entre o A350F e o 777XF

A Atlas Air, uma das maiores operadoras de carga aérea do mundo, planeja decidir sobre encomendas de vários novos jatos de carga, visto que vê uma “oportunidade significativa” de crescimento, disse o CEO Michael Steen. “Certamente prevejo que vamos crescer significativamente tanto em termos de frota quanto em rentabilidade nos próximos anos”, afirmou Steen em entrevista em Hong Kong.

Segundo matéria da Bloomberg, o dirigente da segunda maior operadora de cargas do mundo expressou confiança na perspectiva de longo prazo para a indústria, graças ao crescimento da demanda pelo comércio eletrônico.

Ele disse que a companhia, que no ano passado foi comprada por um grupo de investidores liderado pela Apollo Global Management, pode capitalizar sobre uma iminente escassez de suprimentos no mercado de carga, com cerca de 125 cargueiros widebody perto da idade de aposentadoria nas várias empresas aéreas do mundo.

Com sede em Nova York, a transportadora, com uma frota toda da Boeing de 113 cargueiros – incluindo a maior frota do mundo de 747 – pode encomendar vários novos jatos de carga e está ponderando entre os novos Airbus A350F ou a atualização da Boeing, o 777XF, entre suas opções.

Steen disse que o grupo está em “estágio relativamente avançado” para fazer mais encomendas, embora queira clareza sobre os cronogramas de entrega dos fabricantes de aviões antes de tomar qualquer decisão.

A indústria de carga aérea iniciou 2024 positivamente com uma demanda saudável, que se manteve desde o ano passado. Isso tem sido favorecido pelas restrições na indústria de navegação, decorrentes de ataques a embarcações no Mar Vermelho que estão prejudicando as cadeias de suprimentos globais.

“A demanda continua bastante saudável”, disse Willie Walsh, diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo, na terça-feira. A organização está sediando sua conferência global de cargas em Hong Kong. “O ambiente geral de cargas permanece muito encorajador.”

Os negócios da Atlas incluem sua joint venture com a DHL. A transportadora também voa com equipamento para corridas de Fórmula 1, jogadores da National Football League e os palcos para os shows da pop star Taylor Swift.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile