ATR 72 terminou na grama ao lado da pista em incidente durante o pouso

Imagem: AvHerald

Um incidente de excursão de pista (“runway excursion”) aconteceu na última quarta-feira, 11 de outubro, no momento do pouso de uma aeronave ATR 72 de transporte de cargas em um aeroporto no Congo.

Conforme reportado pelo The Aviation Herald, o avião envolvido foi o ATR 72-500F registrado sob a matrícula 9S-ACE, operado pela CAA Compagnie Africaine d’Aviation, quando realizando o voo BU-1844, de Isiro para Bunia.

Durante o pouso no destino, realizado por volta das 17:45 do horário local, o ATR saiu da pista e parou com todas as rodas no solo não pavimentado. Não há relato de ferimentos entre os tripulantes do voo cargueiro.

Imagem: AvHerald

Um residente que acompanhava a chegada relatou que a tripulação afirmou ter problemas técnicos antes do pouso.

Bunia possui uma pista de asfalto de cabeceiras 10/28, com 1.850 metros de comprimento e a uma altitude de 1.233 metros/4.045 pés. Comentários de moradores locais sugerem que a superfície da pista está seriamente deteriorada e pode ter tido um papel na ocorrência.

Vale ressaltar, porém, que é precipitado tirar conclusões sobre prováveis causas antes de uma investigação de especialistas da aviação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias