Início Indústria Aeronáutica

ATR obtém aprovação para estender intervalos de check-C de 5.000 para 8.000h

A ATR, fabricante de aeronaves regionais, recebeu aprovação da EASA para estender os intervalos entre as verificações de manutenção do Tipo C de 5.000 para 8.000 horas de voo, para todas as suas séries de aeronaves. Por meio desse aumento de 60% nos intervalos, os operadores de ATR se beneficiarão de uma redução significativa nos custos de manutenção de aeronaves e do aumento da disponibilidade.

David Brigante, vice-presidente sênior de suporte e serviços ao cliente da ATR, comentou: “Todas as companhias aéreas desejam que suas aeronaves voem o máximo possível. Ao estender os intervalos entre essas verificações de manutenção pesada, oferecemos aos operadores o potencial de gerar mais receitas, pois eles verão suas aeronaves voando até mais três dias por ano, considerando as melhorias nos cheques A e C agora em vigor. Isso também reflete os procedimentos de manutenção robustos que temos em vigor e nosso compromisso em colocar as necessidades de nossos clientes no centro de tudo o que fazemos”.

Com uma frota global de mais de 1.200 aeronaves, operadas por 200 operadoras em 100 países, a ATR procura maneiras de reduzir os custos diretos de manutenção e aumentar o potencial de receita para seus clientes. Em fevereiro de 2019, a ATR já havia recebido a certificação da EASA para estender os intervalos entre as verificações de manutenção Tipo A de 500 para 750 horas, para todas as suas séries de aeronaves.

Mais recentemente, em novembro de 2021, a fabricante estabeleceu um novo padrão em economia operacional para a aviação regional, com a introdução de sua nova série de motores PW127XT como motor padrão para as aeronaves ATR 72 e 42. Os clientes da ATR se beneficiarão de um tempo estendido de 40% nas asas, elevando a revisão do motor para 20.000 horas, resultando em menos eventos ao longo do ciclo de vida da aeronave. Isso permitirá uma redução de 20% nos custos de manutenção do motor.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile