Início Aeroportos

ATR participa de criação de aproximação PBN para aeroporto crítico na bela costa do Pacífico da Colômbia

Imagem: sever180, via Depositphotos

Em publicação nesta semana, a fabricante europeia ATR de aeronaves turboélice informa que tem trabalhado, nos últimos anos, em estreita colaboração com autoridades de aviação, companhias aéreas e outras partes interessadas para projetar e implementar diversas aproximações por Navegação Baseada em Desempenho (PBN, na sigla em inglês) em todo o mundo, com resultados convincentes.

E entre tais trabalhos, a fabricante destaca que desempenhou um papel fundamental na recente implementação de uma aproximação inovadora por PBN no Aeroporto de Guapi, na Colômbia.

Segundo a ATR, este projeto inovador foi liderado pelo Grupo Regional de Segurança da Aviação – Pan América (RASG-PA), com o objetivo de aumentar a eficiência e as margens de segurança nas viagens aéreas na região.

Os pilotos que operam no Aeroporto de Guapi, no coração da bela costa do Pacífico da Colômbia, enfrentam uma localização geográfica e topografia complexas. A mudança das Regras de Voo Visual para o PBN deverá revolucionar as operações de voo, não apenas em Guapi, mas em toda a região.

O PBN é um sistema de navegação baseado em satélite que permite uma orientação mais precisa e confiável da aeronave. Ele substitui os auxílios convencionais à navegação terrestre por uma tecnologia avançada, permitindo que as aeronaves naveguem com grande precisão, sem a necessidade de infraestrutura cara.

A fabricante afirma que os benefícios da aproximação por PBN no Aeroporto de Guapi são múltiplos;

– A precisão e a confiabilidade do PBN em condições climáticas adversas melhorarão significativamente as margens de segurança dos voos que operam dentro e fora de Guapi;

– Os dados coletados durante um período de seis meses antes e seis meses depois da implementação do PBN no Aeroporto de Guapi mostram resultados significativos. Os casos registados de aproximações não estabilizadas diminuíram de 12 por ano para 0. Da mesma forma, a frequência de pousos duros diminuiu de 2 por ano para 0 por ano;

– As companhias aéreas também se beneficiarão da redução do consumo de combustível e da redução dos tempos de voo, contribuindo para a diminuição de custos e do impacto ambiental. Além disso, a melhoria da conectividade e da confiabilidade do Aeroporto de Guapi impulsionará o crescimento econômico da região, atraindo mais turistas e empresas.

“Esta colaboração bem-sucedida sublinha o compromisso contínuo da ATR com o avanço da tecnologia da aviação, ao mesmo tempo que promove o crescimento e a segurança nas comunidades servidas por aeroportos regionais”, finaliza a fabricante.

Sair da versão mobile