Início Indústria Aeronáutica

ATR quer introduzir turboélices ATR 72 na Coreia do Sul para ter até 30 deles operando no país até 2030

ATR 72-600 – Imagem: ATR

A principal fabricante mundial de aeronaves turboélices regionais, a europeia ATR Aircraft, informa que planeja contribuir ainda mais para o mercado de transporte aéreo doméstico e internacional de curta distância da Coreia do Sul, com o objetivo de ter uma frota no país de 25 a 30 aeronaves ATR 72 dentro dos próximos sete anos.

A ATR forneceu sua previsão durante uma coletiva de imprensa no primeiro dia da Exposição Aeroespacial, de Defesa e Logística de Gyeongbuk (GADLEX), realizada de 6 a 8 de setembro na cidade de Gumi, na província oriental de Gyeongsangbuk-do.

Consumindo 45% menos combustível e emitindo 45% menos CO2 do que um avião a jato de tamanho comparável, os turboélices ATR 72-600 também têm uma pegada de ruído externo três vezes menor, o que os torna as melhores aeronaves regionais da categoria.

Jean-Pierre Clercin, Chefe Comercial da ATR para a Ásia-Pacífico, afirma:

“A Coreia tem muitos aeroportos domésticos subutilizados e os voos domésticos regulares são principalmente norte-sul. A ATR vê oportunidade para desenvolver rotas leste-oeste, ligando comunidades que vivem ao longo da costa leste a locais na parte ocidental da Coreia, e o ATR é a plataforma ideal para criar estas ligações, em termos de considerar o volume de passageiros, a geografia e a distância.

Além disso, nossa aeronave ATR 72 de 78 assentos pode decolar e pousar em uma pista de 1.200 metros em condições secas e molhadas, de acordo com as regras coreanas, como a que está sendo desenvolvida na Ilha Ulleungdo. Nossas aeronaves podem, portanto, contribuir para oferecer serviços mais responsáveis.

Temos visto operadores tentarem e não conseguirem operar jatos regionais em rotas domésticas, e principalmente em distâncias curtas, porque esses jatos têm custos operacionais mais elevados, devido principalmente ao maior consumo de combustível e custos de manutenção.

Há casos em que os operadores de jatos regionais substituíram posteriormente suas aeronaves por ATR 72, porque nossas aeronaves têm economia imbatível em rotas inferiores a 300 milhas náuticas devido ao consumo de combustível 45% menor.

O combustível representa 40% da base total de custos de uma companhia aérea, portanto, a redução do consumo de combustível tem um impacto extremamente positivo na lucratividade da companhia aérea. Isto contribui para tornar as companhias aéreas mais resilientes num ambiente de mercado cada vez mais volátil”.

A ATR também vê oportunidades para suas aeronaves abrirem novas rotas de passageiros de curta distância ligando a Coreia ao Nordeste da China e ao Sul do Japão, bem como serviços de carga dedicados a esses mercados.

Sair da versão mobile