Início Empresas Aéreas

Autoridades colombianas investigam Viva Air após denúncia de fraude

A companhia aérea de baixo custo Viva Air tem enfrentado problemas econômicos desde o início da pandemia que, mais recentemente, lhe fizeram encerrar as operações. A empresa culpa as autoridades aeronáuticas por demorarem em decidir sobre uma fusão com a Avianca, mas o Estado não concorda com isso e agora levantou uma denúncia de fraude.

A denúncia de fraude foi apresentada pelo Ministério dos Transportes à Procuradoria-Geral da República. Guillermo Reyes, Ministro dos Transportes, destacou que o governo está compilando provas para apresentar uma denúncia formal das supostas fraudes. Ele também explicou que esta medida visa a garantir os direitos dos trabalhadores que ficaram à deriva após as decisões da Viva Air.

Felipe Cuberos, representante da Viva Air, por sua vez, diz que não há nenhuma fraude e que a suspensão das operações é temporária, vindo a informar que mais credores entrarão para o processo de recuperação da empresa. Porém, segundo o jornal La República, somente 20 credores estão sendo contemplados, o que equivale a 18,1% da dívida total da companhia aérea, que é de US$ 839 milhões, aproximadamente.

A Avianca e a Viva Air indicaram que a crise das companhias aéreas de baixo custo não poderia ser resolvida porque a Aeronáutica Civil (Aerocivil) não permitiu a fusão. No entanto, a Autoridade Aeronáutica nacional afirmou que a empresa poderia ter procurado outras soluções, como empréstimos ou a procura de investimento para garantir a continuidade de seu funcionamento.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile