Início Aviação Militar

Aviação da Marinha, do Exército e FAB participaram da Operação Poseidon, com o navio-aeródromo Atlântico

Imagem: Marinha do Brasil

O Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil informou ontem, 27 de abril, que, entre os dias 17 a 19 de abril, a Aviação Naval participou da Operação “Poseidon” 2023, realizada no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-140) e na Fragata “União” (F-45).

Aproximadamente 1200 militares participaram do Grupo-Tarefa (GT) da Operação “Poseidon”, comandado pelo Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra.

A Aviação Naval foi representada pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1), 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) e 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2).

Imagem: Marinha do Brasil

Durante a Operação, os pilotos e aeronaves da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB) participaram de exercícios operativos na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ).

Os pilotos puderam realizar Exercícios de Fast Rope (desembarque de militares por corda), Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), Pick-Up (transporte de carga interna à aeronave) e VERTREP (transporte de carga externa à aeronave).

As qualificações realizadas são requisitos necessários para que as equipes estejam aptas a realizarem com segurança as atividades ligadas às operações aéreas em conjunto com as equipes dos navios da Esquadra, além do incremento do nível de interoperabilidade entre as Forças, atinente à padronização de procedimentos operacionais e à mitigação de diferenças logísticas, com a qualificação dos pilotos do EB e da FAB para pouso a bordo do A-140 navegando.

Imagem: Marinha do Brasil

Sair da versão mobile