A partir desta quinta-feira, 18 de agosto, o AEROIN passa a contar com a coluna “Do Alfinete ao Foguete”, de autoria do jornalista, aviador e especialista em gestão de crises, Maurício Pontes. Na sua nova área no site, Pontes compartilhará atualidades e histórias de sua trajetória de 30 anos na aviação.
Para acessar a coluna basta clicar no menu superior ou então seguir o link direto.
“Prezados leitores: o convite para o elenco da AEROIN foi uma honra e um desafio. Em um século e meio de voo humano há tanto a falar que a sorte de ter vivido em tantas frentes da aviação não poderiam me limitar a um tema específico. Por isso essa coluna se propõe a trazer múltiplos assuntos”, disse Pontes.
Ele explica o porquê do nome da sua coluna: “Nas priscas eras, os aviadores precisavam levar kits de costura com agulhas e alfinetes para reparar as telas de seus aviões pioneiros; hoje vivemos a era de foguetes reutilizáveis e a miramos Marte. Por isso, aqui me dedicarei a falar de segurança operacional, gestão de crises, história, spotting, cultura, atualidades, variedades, opiniões, tecnologia, causos, segurança e exploração espacial sem limites! Do Alfinete ao foguete”, finaliza.
Conheça mais do colunista
Mauricio Pontes é gestor de crises por profissão e piloto de aviões, de automobilismo e jornalista por paixão. Atua como palestrante sobre variados temas e é CEO da C5i Consultoria de Riscos e Crises (c5icrisis.com). Vivenciou aviação a partir dos 16 anos no volovelismo, dedicou 30 anos à causa da segurança de voo, passou por empresas como TAM e ING, foi membro fundador da Azul Linhas Aéreas e Head de Crises do Aeroporto Internacional de São Paulo.
Habilitado como astronauta análogo pela Space Academy & Rocket Science e pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) é membro do Núcleo de Pesquisas Espaciais da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) e do núcleo de Cultura e Humanidades do think tank inglês InnovaSpace. Especializado em Direito Aeroespacial, com pós-graduação em marketing, Finanças e Politica e Estratégia.
Ele também é Investigador de Acidentes Aeronáuticos com formação no CENIPA e especializações em crises no NTSB, OACI e MIT, é também coordenador do Comitê de Riscos e Crises da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Foi escolhido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como liderança nacional em gestão de crises para o programa IVLP (International Visitors Leadershop Program). Laureado com o Destaque SIPAER em 2005 e 2013.