Avianca Cargo é a primeira aérea das Américas certificada no transporte de produtos perecíveis

A Avianca Cargo atendeu a todos os requisitos necessários para receber a certificação CEIV Fresh da IATA. Certificação que a credencia como a primeira companhia aérea das Américas a ter os mais altos padrões de qualidade e excelência para o transporte de produtos perecíveis.

A América Latina tornou-se líder global na produção e exportação de perecíveis. Para a Avianca representa mais de 50% de sua carga transportada, entre as quais destacam-se o transporte de flores da Colômbia e do Equador e outros perecíveis, como frutas, peixes e carnes, do Chile, Peru, Argentina e de toda a América Latina para os Estados Unidos e Europa.

“Avianca Cargo consolida-se como um processo de operação de baixo custo, com os mais altos níveis de qualidade em cada um dos processos que executamos. Estamos muito orgulhosos de receber esta certificação da IATA, do aeroporto de Miami e de todos nossos aliados que são parte fundamental da cadeia de fornecimento dos produtos perecíveis. Queremos continuar transportando produtos que são sensíveis ao tempo e às temperaturas mais baixas e continuar trabalhando para impulsionar o desenvolvimento das economias latino-americanas e ser uma referência de qualidade na região”, afirma Gabriel Oliva, CEO da Avianca Cargo.

Certificação

A certificação CEIV Fresh faz parte da estratégia da Avianca Cargo voltada para a excelência do manuseio de produtos perecíveis, como parte fundamental de seus procedimentos, cultura, treinamento, infraestrutura, acompanhamento e monitoramento para garantir sempre o frescor dos produtos.

O CEIV Fresh é baseado nos regulamentos de Carga perecível da IATA, que combinam informações regulatórias e operacionais de especialistas do governo e do setor. Com essa certificação, a IATA confirma que a Avianca Cargo atende aos mais altos padrões da indústria em relação à segurança alimentar e à prevenção do desperdício de alimentos ao longo da cadeia de suprimentos.

A Avianca Cargo obteve esta certificação por meio da gestão de risco e qualidade, pessoal treinado para o manuseio de produtos perecíveis, colaboração ativa, comunicação transparente e promoção de uma abordagem padronizada para o transporte de produtos perecíveis.

“A carga aérea desempenha um papel muito importante para as economias da região. Em muitos países, as exportações agrícolas contribuem significativamente para o desenvolvimento socioeconômico. Sem a cooperação e colaboração das empresas da cadeia e sem diretrizes e normas globais, seguidas por todos, os riscos de algo dar errado são altos. A indústria reconheceu este feedback e os benefícios da certificação, e parabenizamos a Avianca Cargo por dar este passo e obter seu credenciamento CEIV Fresh”, afirma Peter Cerdá, VP Regional Américas da IATA.

“Damos os parabéns à Avianca Cargo pelo reconhecimento obtido por sua excelente dedicação ao manuseio de cargas”, diz Ralph Cutie, Diretor e CEO da MIA. “Somos o aeroporto mais movimentado em termos de carga perecível, pois movimentamos 69% de todas as importações de produtos perecíveis que entram no país; por isso, estamos orgulhosos de comemorar essa grande conquista global com a estação de Miami da Avianca Cargo.”

A entrega oficial do certificado foi realizada em evento nas instalações da Avianca Cargo em Miami. Contou com a presença de Peter Cerdá, VP, Regional Americas IATA; Ralph Cutie, diretor & CEO MDAD; Laura Pullins, presidente CNS, e Abel Serrano, Diretor Adjunto do Porto para Agricultura, Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias