Início Acidentes e Incidentes

Avião A319 perdeu todos os sistemas eletrônicos quando se aproximava do pouso

Airbus A319 da Spirit – Imagem: Glenn Beltz / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Um avião Airbus 319 da companhia americana Spirit Airlines, registrado sob a matrícula N521NK, apresentou um problema bastante sério quando estava finalizando um voo de Las Vegas para Sacramento, ambas cidades dos EUA.

O caso ocorreu em 15 de fevereiro de 2020, mas apenas agora tomou-se conhecimento publicamente desta situação, conforme reporta o The Aviation Herald.

O A319 estava realizando o voo NK-1818 com 112 passageiros e 5 tripulantes, e já estava se aproximando de Sacramento, descendo a cerca de 6.000 pés (1.800 metros) de altitude quando todos os eletrônicos foram perdidos.

Diante da situação, os pilotos iniciaram a APU (Auxiliary Power Unit, ou Unidade Auxiliar de Energia), um motor extra (geralmente localizado na ponta da cauda dos grandes aviões) que provê energia para diversos sistemas.

A ação foi suficiente para restabelecer parte dos eletrônicos, sendo possível prosseguir para um pouso seguro na pista 35L do destino.

A ocorrência veio à tona por uma notificação do NTSB (National Transportation Safety Board, ou Conselho Nacional de Segurança no Transporte) divulgada em 02 de fevereiro de 2022 classificando a ocorrência como um incidente e informando que uma investigação foi iniciada.

O NTSB escreveu: “Em 15 de fevereiro de 2020, por volta das 7h42, horário padrão do Pacífico (PST), o voo 1818 da Spirit Airlines, um Airbus A319-132, registro N521NK, perdeu todos os eletrônicos enquanto se aproximava do Aeroporto Internacional de Sacramento (SMF), em Sacramento, Califórnia. A tripulação de voo mudou para energia auxiliar e o avião pousou sem intercorrências. O avião foi rebocado para o portão e os passageiros desembarcaram normalmente.”

Sair da versão mobile