Início Sem categoria

Avião A380 balança fortemente ao pegar turbulência de outro avião do mesmo porte na decolagem

Um Airbus A380 da Lufthansa vivenciou um momento de turbulência de esteira (wake turbulence) ao decolar do Aeroporto Internacional de Los Angeles, logo após a partida de outro A380, desta vez da Emirates. O caso foi presenciado ao vivo pelos espectadores do L.A FLIGHTS, que puderam observar a decolagem do avião da companhia árabe que estava atrasado em quase 3 horas.

As duas aeronaves A380, classificadas como super pesadas, decolaram uma após a outra da pista 7R durante o pôr do sol em Los Angeles. O A380 da Emirates (de registro A6-EVF) foi liberado para decolagem rumo a Dubai às 19h20 do horário local, no voo EK-216.

Apenas dois minutos depois, o A380 da Lufthansa (de registro D-AIMK) decolou rumo a Munique no voo LH-453, pela mesma pista. O avião da Lufthansa entrou na turbulência de esteira formada pelo primeiro avião logo após sair chão.

No vídeo abaixo, é possível ver o A380 balançando e os pilotos respondendo com os comandos de voo para estabilizar as asas.

A turbulência de esteira é uma perturbação na atmosfera que se forma atrás de uma aeronave quando ela passa pelo ar. Esse fenômeno é especialmente perigoso durante a decolagem, quando a aeronave está em um ângulo de ataque elevado.

Segundo a FAA, os intervalos adequados de tempo ou distância são fornecidos às aeronaves de partida quando a decolagem ocorrerá a partir do mesmo ponto de partida:

– Três minutos ou a separação por radar apropriada quando a decolagem ocorrer após uma aeronave super pesada;

– Dois minutos ou a separação por radar apropriada quando a decolagem ocorrer após uma aeronave pesada;

– Dois minutos ou a separação por radar apropriada quando uma aeronave pequena decolar atrás de um Boeing.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile