Início Variedades

Avião Airbus A340 esteve a momentos de decolar com 593 kg de cocaína no porão

Em uma operação de astúcia, uma equipe especial de investigação do Suriname localizou 593 kg de cocaína dentro de um Airbus A340 da Surinam Airways, com destino a Amsterdam. O voo, após um atraso de horas, conseguiu decolar na noite de quarta-feira do aeroporto Johan Adolf Pengel.

Como informa a imprensa holandesa, de acordo com a polícia, o carregamento estava escondido em dezessete caixas localizadas na parte inferior da cabine da aeronave. A equipe de manutenção da Surinam Airways, após receber um aviso sobre uma “irregularidade“, decidiu realizar uma investigação.

Os técnicos acionaram o Bestrijding Internationale Drugs Team (Equipe de Combate às Drogas Internacionais – BID-team, em livre tradução), e o caso agora segue sob investigação da brigada narcótica da polícia do Suriname.

A descoberta ocorre poucos dias após o anúncio de uma parceria entre Suriname e Holanda para intensificar o combate ao tráfico de drogas. Os agentes aduaneiros de ambos os países passarão por treinamentos conjuntos e intercâmbio de informações sobre métodos de contrabando.

A secretária de estado da Holanda, Aukje de Vries (Responsável por Impostos e Aduana), em reunião no início de março em Paramaribo, acordou tais medidas com o ministro das finanças do Suriname, Stanley Raghoebarsingh.

De acordo com um comunicado à imprensa, a alfândega holandesa interceptou 523 kg de drogas vindas do Suriname em 2023. No ano anterior, o volume chegou a 1187 kg.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile