Início Novidades

Avião B777 entra em rota de colisão com A320; e são salvos no último segundo pelo TCAS

Foto de Lord of the Wings, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Dois aviões escaparam de uma colisão no ar no domingo passado, 24 de julho, devido a atuação tempestiva do TCAS (Traffic Collision Avoidance System), o instrumento anti-colisão presente na cabine dos aviões comerciais da atualidade.

Segundo é possível observar nas ferramentas de rastreamento de voos, o caso envolveu duas aeronaves da Pakistan International Airlines (PIA), sendo um Boeing 777 e um Airbus A320, enquanto cruzavam o espaço aéreo iraniano. Embora relatos apontem a uma possível negligência do controle de tráfego aéreo, o incidente ainda está sendo investigado pelas autoridades.

Os aviões envolvidos

Como é possível observar na imagem do FlightRadar24, abaixo, um Boeing 777-200, registro AP-BGJ, fazia o voo PK-211 de Islamabad (Paquistão) para Dubai (Emirados Árabes Unidos) e estava em rota no FL360 (36.000 pés ou cerca de 10.800 metros) a cerca de 310 km a nordeste de Dubai no espaço aéreo iraniano.

No caminho inverso estava um Airbus A320, registro AP-BLW, realizando o voo PK-286 de Doha (Qatar) para Peshawar (Paquistão), já estabilizado em rota no FL350 (35.000 pés ou cerca de 10.500 metros) a cerca de 290 km a nordeste de Dubai.

Neste momento, Controle de Tráfego Aéreo (ATC) do Centro Teerã autorizou a aeronave Boeing 777 a descer para o FL200, para o pouso em Dubai. Isso fez com que o triplo-sete iniciasse um curso em direção ao A320, que voava um pouco abaixo.

Ao ficarem perigosamente próximas, as duas aeronaves registraram alertas do TCAS e comandaram manobras evasivas para evitar a colisão. Nas resoluções definidas pelo equipamento, o PK-211 foi levado a subir e o PK-286 a descer. A imagem do FR24 abaixo mostra o resultado dos desvios.

Ao jornal Daily Times, a PIA disse que os comandantes Samiullah estava pilotando o Airbus A320 enquanto o piloto Athar Haroon estava no lado esquerdo da cabine o Boeing 777. A empresa disse que escreveu à autoridade iraniana pedindo esclarecimentos sobre o caso e o que aconteceu de errado para suas aeronaves entrarem em rota de colisão.

Mais abaixo, está o vídeo com o playback do FlightRadar24, onde é possível ver as duas aeronaves se aproximando e desviando no último instante.

Em janeiro de 2022, um caso idêntico foi relatado no Sudão do Sul, quando dois Airbus A350 da Air Mauritius entraram em rota de colisão e também foram salvos pelo TCAS das aeronaves. Na ocasião, o grave incidente teria sido causado por um erro do controlador de tráfego aéreo, que colocou as duas aeronaves em rota de colisão.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile