Um jato Boeing 737 da Força Aérea da Argentina (FAA) tem sido visto fazendo vários voos para o Rio, um dia antes da final da Copa Libertadores da América. De matrícula T-99, a aeronave é um Boeing 737-700 recebido em 2021, após ter voado nas companhias aéreas Ethiopian Airlines e SAS Scandinavian.
Ele serve como aeronave de transporte de pessoal e carga e é batizado como Islas Malvinas. Este avião fez ontem um voo ontem e outro hoje saindo do Aeroparque em Buenos Aires com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão no Rio de Janeiro.
No momento, o avião está de regresso à Buenos Aires e não estão descartados mais voos ao Rio. Apesar de ser uma aeronave militar, a Argentina comercializa alguns voos dele e outros aviões de passageiros de sua frota através da LADE.
A Líneas Aéreas del Estado – LADE foi fundada em 1944 e serve para ligar a Argentina, tanto em rotas que já têm voos comerciais de empresas civis assim como localidades remotas.
Enquanto os aviões não estão em missão militar pela FAA, eles ficam disponíveis para a LADE. A sua frota de uso comercial é composta de turboélices como o C-130 Hércules e o SAAB 340, mas também conta com os jatos Fokker F-28 e o 737-700.
Voos fretados também são feitos e, provavelmente, é o caso dos voos ao Rio, levando torcedores do Boca Juniors, que enfrenta amanhã o Fluminense pela final da Taça Libertadores da América, que será disputada às 17h00 no Estádio do Maracanã. Você pode acompanhar os voos do T-99 clicando aqui.