Início Acidentes e Incidentes

Avião Boeing 747 faz pouso duro, quica e bate motor na pista antes de arremeter

Um Jumbo acabou sendo danificado após um pouso brusco no Aeroporto de Luxemburgo, atingindo a pista com um dos seus quatro motores. A cena foi gravada por um observador de voos e publicada nas redes sociais, como pode ser assistido abaixo (esperar pelo carregamento).

O caso aconteceu no sábado, 15 de abril, com um Boeing 747-400F cargueiro da empresa Cargolux, que retornava para sua base vindo de Dubai.

A aeronave fez uma aproximação muito rápida, com velocidade em torno de 175 nós (324 km/h), segundo dados da plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24, e acabou encostando o trem de pouso na pista e voltando a voar, que é chamado em inglês de “bounced landing” ou num português mais brasileiro de “pouso quicado”.

Ao voltar a encostar o chão, a asa esquerda ficou inclinada e o motor interno do lado esquerdo atingiu a pista, chegando a sair faíscas, como mostra o registro feito pelo spotter Kyan Mohebati.

Após este contato do motor com o chão os pilotos decidiram arremeter e fazer uma nova tentativa de pouso, que ocorreu sem problemas. Apesar de tudo, os danos no Jumbo ficaram bastante visíveis, como mostra a foto abaixo:

Sair da versão mobile