Avião Boeing 757 com nome de espada famosa vai começar a virar uma realidade

A empresa britânica 2 Excel Aviation está pronta para transformar seu Boeing 757-200 recentemente adquirido na aeronave de teste Excalibur. O contrato de 134 milhões de euros (US$ 145,9 milhões) foi assinado com a multinacional Global Combat Air Program com a parceria de Leonardo Aircraft para transformação da unidade.

O jato, de matrícula G-FTAI (msn 29308), foi levado para Norwich no dia 18 de agosto para a realização de trabalhos de modificação. Devido às adequações a previsão é que a aeronave se torne operacional como unidade de teste para 2026.

Como parte dos trabalhos da nova aeronave-laboratório, a Leonardo usará seu suporte para testar sistemas de um novo caça de sexta geração que deve entrar em operacionalidade em 2035, conforme planejado.

A 2 Excel Aviation acumula agora duas unidades do modelo Boeing 757-200. O outro foi adquirido com o objetivo de uso estático e part-out. Além disso, a empresa oferece serviços especiais como busca e resgate, fretamentos VIP e outros para seus clientes, com uma frota composta por variados modelos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias