Início Acidentes e Incidentes

Avião Boeing 787 tem problemas no Atlântico, desliga motor em voo e pousa em uma ilha

Um problema durante um voo transatlântico da Avianca fez com que o avião precisasse ter um motor desligado e pousar numa Ilha. A aeronave é um Boeing 787-8 Dreamliner da empresa colombiana, e estava no meio da travessia do Oceano Atlântico de Madri para Bogotá, quando surgiu um aviso de vazamento de óleo em um de seus motores.

Seguindo o procedimento previsto no manual da aeronave, foi necessário desligar um dos dois motores, o que não impediria a aeronave de chegar no aeroporto de destino, mas nessa circunstância os pilotos são treinados para alternar. Por isso, a tripulação decidiu dar meia e volta e prosseguir para o Aeroporto de Santa Maria.

Este aeroporto fica na Ilha de Santa Maria nos Açores, Portugal. Ele já foi usado como base aliada durante a Segunda Guerra Mundial para a travessia do Atlântico feita pelos EUA e aliados.

Hoje tem poucos voos, mas uma pista grande o suficiente para pousar aeronaves grandes como o Dreamliner. O Boeing 787 voou por 1h50 com apenas um motor até chegar em Santa Maria, onde conseguiu pousar em segurança. Até o momento, a aeronave se encontra no aeroporto português.

É a segunda vez que um avião do mesmo modelo, da mesma companhia e na mesma rota pousa em Santa Maria: em junho de 2018 um outro 787 da Avianca precisou desviar para os Açores após um problema no sistema elétrico.

Em nota a avianca informou que “o voo AV11 Madrid-Bogotá, operado em um Boeing 787 com registro N780AV, desviou para o Aeroporto de Santa María, localizado nos Açores, Portugal, após apresentar uma indicação técnica. O avião aterrissou às 20h11, hora local, com seus 235 passageiros e tripulantes sem incidentes. Para transferir os passageiros para Bogotá, a Avianca disponibilizará uma operação adicional, a qual será confirmada nas próximas horas.

Sair da versão mobile