Início Acidentes e Incidentes

Avião Caravan da FAB que caiu em rio é retirado por helicóptero Blackhawk

Um avião turboélice Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), que caiu num rio na Amazônia, foi resgatado por um helicóptero Black Hawk.

A aeronave Cessna C208 Caravan, designada C-98 na FAB, tinha acabado de decolar da Comunidade Indígena de Palimiú, em Terra Yanomami, distante cerca de 260 quilômetros de Boa Vista (RR), na região norte do estado próximo da fronteira com a Venezuela.

No entanto, em certo momento, o avião enfrentou problemas e os pilotos precisaram pousar no Rio Uraricoera, ainda próximo da pista. Ao todo, 5 militares estavam a bordo da aeronave, sendo que todos foram resgatados do rio por militares do Exército Brasileiro e foram encaminhados para um posto de saúde local, e passam bem.

O Caravan, porém, ficou submerso e foi resgatado ontem, com a ajuda de um helicóptero Sikorsky UH-60L Black Hawk da FAB, que içou parcialmente o avião e o levou até a beira do rio. De lá, a aeronave foi retirada por militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR). Não se sabe ainda se o avião será recuperado ou enviado para descarte.

Sair da versão mobile