Avião chinês Comac ARJ21 será empregado em voos regulares internacionais pela primeira vez

A transportadora indonésia TransNusa será a primeira operadora a voar internacionalmente com o jato regional chinês Comac ARJ21. O primeiro voo na rota Jacarta-Kuala Lumpur tem previsão de decolagem para 24 de julho.

A TransNusa costumava operar voos duas vezes ao dia entre as capitais da Indonésia e da Malásia utilizando modelos Airbus A320 com capacidade de 168 a 174 passageiros. No entanto, com o jato regional ARJ21, ela deverá aumentar a frequência, pois é equipado com 95 assentos em padrão econômico.

A companhia é o único cliente estrangeiro do ARJ21 desde que o avião entrou em serviço comercial há sete anos. Todos os outros operadores são chineses. A empresa, que opera voos entre Jacarta e Bali, possui dois exemplares em sua frota, entregues em 2022.

Segundo reportou o Flight Global, a companhia aérea é controlada pela Aviation Synergy (Caymen), que possui 72,28% de ações da Naga Pacific Holdings, que por sua vez detém 49% da TransNusa.

O ARJ21 tem sido operado predominantemente dentro da China, por companhias aéreas como a Chengdu Airlines, que foi o seu primeiro cliente, além da Air China e China Express Airlines.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias