Avião com 144 passageiros e 19 quilos de carga radioativa faz pouso de emergência na Rússia

Imagem: UTair 296 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

No início de dezembro, um avião que viajava de Moscou para Khanty-Mansiysk, na Rússia, foi forçado a retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha mecânica, enquanto transportava uma “carga radioativa” não identificada.

As informações sobre o número de passageiros não foram confirmadas, mas, segundo a revista Newsweek, citando a imprensa russa, seriam 104 viajantes a bordo. Quanto à carga, seriam 19 quilos de substância radioativa, em especial medicamentos usados no tratamento oncológico.

A empresa aérea UTair atribuiu o incidente a um mau funcionamento do trem de pouso e afirmou que a carga perigosa não foi danificada. As autoridades russas confirmaram que o pouso foi concluído com segurança e os passageiros puderam embarcar em um avião diferente que os levou ao destino final.

Incidentes com avarias em aviões têm aumentado na Rússia devido à falta de peças de reposição causada por sanções internacionais. Dados mostram um aumento significativo no número de pousos de emergência por problemas técnicos em 2023 em comparação a 2022.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias