Início Acidentes e Incidentes

Avião com suprimentos e médicos para combate à Covid-19 se acidenta no Nepal

Uma aeronave de fabricação chinesa Harbin Y12-E, voando sob as cores da empresa aérea de bandeira nacional nepalesa Nepal Airlines, sofreu um acidente no momento em que se aproximava para pousar no aeroporto de Nepalgunj. O voo humanitário carregava suprimentos médicos e dois profissionais a bordo.

O voo, que teve origem em Katmandu, era operado pela aeronave de registro 9N-AKU, mas, por alguma razão desconhecida, acabou ultrapassando a pista de pouso na manhã deste sábado, vindo a parar sobre a vegetação adjacente. 

Segundo o My Republica, todos os cinco ocupantes, incluindo o comandante Kul B. Limbu, o co-piloto Mahesh Raj Pande, uma comissária e dois médicos, sobreviveram sem ferimentos graves.

O voo especial havia sido programado especialmente para que os doutores viessem coletar amostras de fluídos de pacientes suspeitos de estarem infectados com o Coronavírus em Nepalgunj, para que os exames pudessem ser feitos na capital do país. Além dos profissionais, o avião carregava uma quantidade de suprimentos de apoio como máscaras e kits de higiene para a população do local, que fica na fronteira com a Índia.

Ainda não se sabe qual a causa do incidente, a qual será investigada por autoridades locais. Relatos dos ocupantes do voo, no entanto, dão conta que fortes ventos afligiam o aeroporto no momento da aproximação.

A empresa emitiu um comunicado horas mais tarde, confirmando o ocorrido e informando que uma outra aeronave, dessa vez um DHC-6/300 com pessoal técnico da empresa e da autoridade da aviação civil local para atuarem na análise do sinistro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile