Início Acidentes e Incidentes

Câmera registra Boeing 737 quase atingindo árvores e postes, após não subir na decolagem

Cena do vídeo que você verá mais abaixo nesta matéria

Famosa por ter um histórico desfavorável de segurança, a Aerosucre se viu novamente numa polêmica na última semana, após uma aeronave da companhia aérea ter sido registrada decolando muito abaixo do perfil de subida esperado, quase colidindo com árvores e a fiação elétrica.

A ocorrência, que foi registrada como incidente pelas autoridades colombianas, envolveu um Boeing 737-200 cargueiro, registrado com a matrícula HK-5192. O avião estava partindo para realizar um voo a partir do Aeroporto Germán Olano, em Puerto Carreño, na Colômbia, na última quinta-feira, 3 de fevereiro.

O aeroporto onde houve o incidente – Imagem: Google Earth

De acordo com informações do site mexicano Transponder1200, durante a decolagem, o jato de 37,5 anos sofreu uma suposta falha em um dos motores, impossibilitando-o de ganhar altitude como deveria.

Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostra o momento em que, segundo após deixar o solo, a aeronave passa a poucos metros de uma árvore e de fiações elétricas retraindo os trens de pouso. Segundos depois, é possível ver a poeira e folhas voando com o deslocamento de ar do jato.

Assista ao vídeo abaixo:

Em outra publicação (abaixo), feita por uma pessoa que mora próxima ao aeroporto, são mostradas imagens de folhas que caíram da árvore com a passagem baixa do 737.

Informações não oficiais dão conta de que a aeronave retornou ao aeroporto de origem e pousou em emergência, mas sem novas intercorrências. Essa informação não pôde ser confirmada com dados de ferramentas de rastreamento de voos, pois a localidade não tem bons receptores.

Em resposta à ocorrência, a companhia aérea comentou que todos os fatos estão sendo analisados em sua totalidade, o que inclui os aspectos técnicos, humanos, climáticos, operacionais e somente junto às autoridades de aviação civil da Colômbia será esclarecido o que de fato teria ocorrido.

Acidente em 2016

O incidente ocorrido recentemente assusta os moradores dos arredores do aeroporto de Puerto Carreño, já que em 2016, durante uma decolagem no mesmo local, porém pela cabeceira oposta, uma aeronave Boeing 727 da mesma Aerosucre não alçou voo a tempo ao decolar da pista.

No vídeo, o avião é visto rompendo as cercas do perímetro do aeroporto, atingindo uma construção no lado oposto da rua e caindo minutos depois, matando cinco das seis pessoas a bordo. Caso você não tenha visto ou queira ver novamente o vídeo e os detalhes deste acidente, pode clicar aqui para acessar.

Reveja outros casos da Aerosucre acessando os títulos abaixo:

Sair da versão mobile