
O último voo de um avião da Azul com apoio para o Rio Grande do Sul foi recheado de tecnologia, com uma centena de antenas Starlink.
A empresa americana de propriedade do bilionário Elon Musk, o mesmo da Tesla e SpaceX, possui uma constelação de satélites que fornecem internet, tendo hoje a melhor cobertura da categoria em todo o Brasil.
100 Starlink a caminho
— Instituto Cultural Floresta (@InstCulFloresta) May 6, 2024
O ICF adquiriu as primeiras 100 antenas @Starlink para levar internet para onde não há comunicação e ajudar as equipes de resgate em áreas isoladas. A conexão com a internet é feita diretamente via satélite.
Thank you, @elonmusk pic.twitter.com/9mwDF8uRQ1
Com falta de energia e deslizamentos, muitas das antenas de telefonia no RS não estão funcionando ou estão operando na capacidade máxima, deixando as regiões sem cobertura de internet e telefone.
O Instituto Cultural Floresta arrecadou dinheiro e comprou 100 unidades da antena Starlink, que é de fácil configuração e pode ser colocada em praticamente qualquer lugar. Em parceria com a Azul Cargo, os equipamentos foram enviados num Cessna 208 Caravan Super Cargomaster, da subsidiária regional Azul Conecta, para o Aeroclube do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.
As primeiras 100 antenas @Starlink para levar internet via satélite, já estão sendo distribuídas e serão de grande ajuda para buscas e coordenação das autoridades, serviços de emergência e voluntários. Thank you, @elonmusk pic.twitter.com/942LMDUIJk
— Instituto Cultural Floresta (@InstCulFloresta) May 7, 2024
De lá, as antenas serão distribuídas para centros de operações e acolhimento, facilitando a comunicação de quem ajuda nas missões de resgate e acolhida.
Elon Musk inclusive elogiou a ação e disse na sua rede social, o Twitter, que está “feliz que a Starlink está sendo útil para o povo do Brasil”.
Glad Starlink could be helpful to the people of Brazil
— Elon Musk (@elonmusk) May 7, 2024