Avião da Delta realiza voo misterioso no último final de semana e levanta rumores

Airbus A350-900 da Delta – Imagem: formulanone / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

No último final de semana, uma série de acontecimentos fora do comum envolveram um Airbus A350 da Delta Air Lines. Rzeszow, na Polônia, e Nuremberg, na Alemanha, assim como Portsmouth e Fort Campbell nos Estados Unidos, são destinos pouco convencionais para a frota de Airbus A350 da Delta, contudo, foi para lá que um deles foi.

Normalmente utilizado em voos de Atlanta para destinos como Atenas, Auckland, Dublin, Roma ou Santiago do Chile, o Airbus A350 decolou em 23 de novembro com destino a Frankfurt. No entanto, diferentemente do habitual, tratava-se de um voo charter e isso se torna evidente quando observado o próximo destino do jato, a cidade de Rzeszow.

Localizado na fronteira entre Polônia e Ucrânia, o aeroporto de Rzeszow ganhou importância estratégica desde o ataque russo ao país vizinho. Vários países da OTAN utilizam essa base para enviar suprimentos à Ucrânia. O plano inicial era que o A350 permanecesse em Rzeszow até sábado, mas, ao iniciar a decolagem, a aeronave acabou saindo da pista e precisou ser rebocada de volta.

Conforme observado pelo aeroTELEGRAPH, devido a esse contratempo, o N574DZ decolou novamente apenas no último domingo (26), com destino a Nuremberg. A presença ativa do Exército dos Estados Unidos na região é notável, considerando a proximidade com o Campo de Treinamento Militar Grafenwöhr da OTAN. Por essa razão, aeroportos na região recebem frequentemente aeronaves americanas.

O jato deixou a região da Média Francônia nesta segunda-feira (27), seguindo para o Aeroporto Internacional de Portsmouth, no estado americano de New Hampshire. Após uma breve parada, sua rota continua em direção a Fort Campbell, no Kentucky, uma base do Exército dos Estados Unidos.

O propósito exato dessa viagem pela Europa permanece gerando teorias, mas é claro que se trata de uma missão militar, inclusive porque o Airbus A350 da Delta voou utilizando o indicativo “CMB”, utilizado pelo Comando de Transporte dos Estados Unidos, responsável pelo transporte global de tropas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias