Avião da Força Aérea do Chile voa de Santa Maria a Pelotas para ajudar na distribuição de donativos no RS

Imagem: Divulgação FACH

A Força Aérea do Chile (FACH) informou que, com a realização de duas missões de transporte de carga com ajuda humanitária, concluiu-se na quarta-feira, 15 de maio, o primeiro dia de suas operações no estado do Rio Grande do Sul.

O avião DHC-6 Twin Otter da IIIª Brigada Aérea da FACH, que se encontra baseado desde a segunda-feira à noite na Base Aérea de Santa Maria, da Força Aérea do Brasil (FAB), decolou por volta das 07h30 em direção ao aeroporto de Pelotas, com ajuda humanitária para ser distribuída entre os afetados da cidade de Rio Grande. A aeronave repetiu a operação ao meio-dia, transportando um novo carregamento para o mesmo setor. Ambos os voos levaram mais de uma tonelada.

Imagem: Divulgação FACH

Segundo o Subtenente (A) Matías Toutin, copiloto na primeira missão, este tipo de ajuda enaltece o nome de seu país e da instituição, já que coloca à disposição a experiência e capacidades para apoiar um país vizinho numa situação de emergência muito complexa.

“Sinto-me muito orgulhoso por estar aqui junto aos demais membros da tripulação, todos de dotação do Grupo de Aviação N° 5, que de passagem estamos estabelecendo um precedente com este deslocamento de Puerto Montt até Santa Maria”, explicou.

Por sua parte, o Adido Aéreo do Chile no Brasil, Coronel de Aviação (A) Ignacio Lamatta, que se encontra também na Base Aérea de Santa Maria, expressou que a instituição está apoiando as autoridades locais com o transporte de carga, insumos médicos e pessoas, o que tem sido muito valorizado, já que a emergência é muito grave.

“Tem sido muito importante e significativo este apoio, já que conseguimos mobilizar durante apenas o primeiro dia de operações, duas toneladas de carga com ajuda humanitária, o que tem sido muito bem valorizado aqui no Brasil”, afirmou.

A aeronave DHC-6 Twin Otter da Força Aérea do Chile decolou na última segunda-feira da Base Aérea El Tepual, em Puerto Montt, Chile, com destino à Base Aérea de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. O traslado aéreo foi de mais de 9 horas, com escalas nas cidades argentinas de Neuquén, Bahía Blanca e Buenos Aires.

Informações da FACH

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias