Avião da GOL arremete no Santos Dumont por causa de Capivara

Uma capivara, o maior roedor do mundo, foi vista no Aeroporto Santos Dumont na quinta-feira, 11 de maio, e um avião da GOL precisou arremeter para evitar risco de colisão com o animal.

Fotos – DepositPhotos

O animal interditou o aeroporto por 8 minutos, após ser visto por um piloto da GOL, em um voo chegando de Brasília. Os pilotos optaram por arremeter e fazer uma segunda aproximação, após a pistar ser liberada.

Segundo a Infraero informou ao Jornal Metrópoles, a capivara saiu da área da Escola Naval, a principal instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil, que fica anexa ao Aeroporto Santos Dumont, em uma ilha que tem único acesso passando pela cabeceira oposta ao do pouso do jato da GOL.

O animal foi acompanhado de volta até a instalação militar e os pousos foram liberados depois. Veja abaixo a trajetória do voo, captada pela plataforma de rastreamento FlightRadar24:

A GOL enviou comunicado oficial sobre o assunto, confira:

A GOL informa que a aeronave do voo G3 2077, operado na tarde de quinta-feira (11/05) entre Brasília (BSB) e o aeroporto de Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrissagem na capital fluminense devido à presença de animal na pista.

Todo o procedimento seguiu os protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave pousou normalmente às 19h05.

A Companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis de pista, nesta situação, sem a presença de animais na área de pouso.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias