Avião da Latam decola com dois tamanduás e três furões de Salvador para Belo Horizonte

Cinco animais ganharam um novo lar no Jardim Zoológico de Belo Horizonte na última terça-feira (21). São duas fêmeas de tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e três furões (Gallactis cuja) que foram transportados gratuitamente de Salvador para a capital mineira pelo Avião Solidário da LATAM, programa que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Os animais foram resgatados ainda recém-nascidos após suas mães serem mortas por atropelamento. Por serem animais totalmente dependentes dos cuidados maternos, foram resgatados pelo Centro de Triagem de Animais do INEMA, de Salvador, onde ficaram por seis meses sob cuidados neonatais intensivos.

No caso das fêmeas de tamanduá-mirim, a mudança de lar tem como objetivo a reprodução da espécie, pois o Jardim Zoológico de Belo Horizonte abriga dois machos com quem formarão casais. Já os furões pertencem a uma espécie inexistente na instituição atualmente e, portanto, poderão contribuir para atividades de educação ambiental.

Os animais foram embarcados pela LATAM em voos que partiram de Salvador pela manhã e pousaram no BH Airport no final da tarde. No Jardim Zoológico de Belo Horizonte, todos passarão por um período de quarentena sob cuidados veterinários antes de serem inseridos ao novo lar, acompanhados de perto pelos profissionais da instituição. 

Em 2023, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, resgatou 8 animais, transportou 8 toneladas de cargas em emergências, transportou 209 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais

O transporte gratuito de animais para a conservação ambiental é conduzido pela LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM que utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com garantia de que as caixas sejam acomodadas em locais com circulação de ar, sempre visando a sua segurança, redução dos tempos de exposição ao terem prioridade no embarque e desembarque, e seguindo todas as recomendações da instituição responsável pela solicitação.

Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal. Desde o início da pandemia de Covid-19, também já foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 282 milhões de vacinas para todos os estados do Brasil, o que corresponde a mais de 70% de todas as vacinas contra a doença distribuídas pela aviação no País.

Informações da Latam

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Tarifas de embarque no Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS) são...

0
A redução é decorrente do fim de parcela extraordinária destinada ao reequilíbrio econômico-financeiro devido aos efeitos da pandemia.