Avião da Latam decola com uma pequena onça a bordo rumo a Salvador

Um filhote de Onça-Parda (Puma concolor) de apenas 6 meses recebeu um novo lar nesta quinta-feira (27). Ele foi transportado gratuitamente do aeroporto Santos Dumont para Salvador (BA) pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.

O transporte tem como finalidade proporcionar um lar adequado e preservar a espécie, que vem sofrendo ao longo dos anos pela perda de habitat. 

O felino foi resgatado em abril deste ano pela Unidade de Polícia Ambiental no município de Cambuci, no noroeste do Rio de Janeiro, e encaminhado para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Maria Paula, em São Gonçalo. Em seguida, foi enviado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) ao CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), da Estácio Vargem Pequena, para avaliação veterinária e exames complementares.

Após receber os cuidados, os profissionais decidiram pelo seu envio para o Zoológico de Salvador, gerido pelo INEMA (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e que dispõe de estrutura e manejo adequados para proporcionar bem-estar ao animal. Na avaliação dos profissionais, a soltura do filhote em seu habitat natural seria complexa considerando aspectos de adaptabilidade, aprendizado de caça, domínio de território e monitoramento pós-soltura.

O animal foi embarcado em um voo da LATAM que partiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 09h50 (hora local) e pousou em Salvador (BA) às 11h50. De lá, foi transportado via terrestre ao Zoológico de Salvador. Nos próximos dias, o filhote deve passar por um processo de adaptação antes de ser introduzido ao novo lar.

O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo programa Avião Solidário da LATAM, evitando um deslocamento terrestre de mais de 1,6 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para duas horas um percurso que levaria quase 24 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao felino. 

Informações da Latam

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias