Avião da Latam decola de Guarulhos e faz voo de 7 horas para lugar nenhum após caos em aeroporto de destino

Nos últimos dois dias, a comunidade da aviação enfrentou disrupções significativas no Aeroporto Internacional de Lima, no Peru, devido a uma falha crítica no sistema de iluminação da pista principal. A falha resultou em atrasos, cancelamentos e redirecionamentos de voos para aeroportos alternativos. No total, 215 voos e mais de 10.000 passageiros foram negativamente afetados.

“É inaceitável que a pista secundária do aeroporto, que poderia ter prevenido o fechamento do aeroporto, continue fora de operação há mais de um ano após a entrega da nova torre de controle. Igualmente preocupante é o fato de que não foram ativadas medidas contingenciais após a falha”, disse o Presidente Regional da IATA, Peter Cerdá.

“Lamentamos observar a falta de colaboração, alinhamento e direção estratégica entre o Governo do Peru (MTC & DGAC), CORPAC S.A. e LIMA AIRPORT PARTNERS para atender adequadamente as companhias aéreas e os passageiros que utilizam este aeroporto”, seguiu.

Dados do Radarbox mostram que um dos voos afetados foi o LA-8039 do dia 2 de junho. A aeronave partiu de São Paulo-Guarulhos às 19h50 e acabou retornando para o aeroporto paulista quase sete horas após haver decolado, certamente deixando passageiros na mão e obrigando a empresa aérea a prover apoio a eles.

Nota da Latam

A LATAM Airlines Peru informa que a sua operação doméstica e internacional em Lima foi retomada após a reabertura do Aeroporto Internacional Jorge Chávez nesta segunda-feira (3 de junho). O aeroporto estava fechado desde ontem devido à queda da operação de suas luzes de pouso e decolagem. Apesar da reabertura, dezenas de aeronaves tiveram que se alternar para diversos destinos em outros países e regiões e alguns voos ainda poderão ter seus itinerários afetados.

Lamentamos todo o impacto que esta ocorrência alheia à nossa responsabilidade e vontade teve nas viagens dos nossos passageiros e agradecemos a compreensão. Recomendamos que verifiquem o status dos seus voos antes de seguir para o aeroporto em latam.com e entrem na seção “Minhas Viagens” para gerenciar suas viagens de acordo com as seguintes flexibilidades:

– Se os seus voos de/para Lima foram cancelados e/ou reprogramados, você poderá alterar a data da viagem ou solicitar o reembolso do bilhete sem qualquer custo até um ano a partir de agora.

– Se seus voos de/para Lima nos dias 3 e 4 de junho não foram cancelados e/ou remarcados você poderá fazer alterações sem custo nos próximos 15 dias ou solicitar o reembolso.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias