Avião da Star Peru autorizado a pousar em Cuiabá após aeroporto virar internacional ‘por um dia’

Na manhã desta quarta (6), o AEROIN publicou sobre a operação inédita da empresa aérea Star Peru ao Brasil, que tinha por objetivo trazer a equipe do FBC Melgar, do Peru, para um jogo da Copa Sul-Americana contra o Cuabá FC. Após várias reviravoltas e alguma pressão da Conmebol, o voo acabou seguindo para Cuiabá, no Mato Grosso, ao invés de seguir para o destino originalmente solicitado, que seria Brasília.

A mudança de última hora se deu após a Confederação Sul-Americana de Futebol ameaçar punir o time do Cuiabá com um W.O. (cancelar o jogo e dar os três pontos ao time peruano), caso a equipe do Melgar não conseguisse pousar na capital do Mato Grosso. Pelo regulamento do torneio, o time visitante tem que pousar num aeroporto até 150 km distante do local do jogo, o que não seria o caso de Brasília, que está a mais de 1.000 quilômetros da capital mato-grossense.

Por fim, tudo deu certo e o time foi autorizado pelo governo brasileiro a pousar em Cuiabá, excepcionalmente, já que o aeroporto não possui estrutura para voos internacionais. A própria equipe compartilhou imagens (abaixo, esperar pelo carregamento) da sua chegada ao aeroporto de Várzea Grande, que serve a Cuiabá.

Segundo dados históricos da ANAC, esta será a primeira vez que a empresa peruana realiza uma operação no Brasil. A programação, conforme consta na ANAC, prevê o retorno do time peruano ao seu país no dia 8 de abril, com decolagem às 11h50 e número de voo SRU-9811.

A companhia aérea peruana foi criada em 24 de maio de 1998 e tinha por especialidade o fretamento de carga aérea. No final de 2004, a Star Perú iniciou voos domésticos regulares após ter adquirido um Boeing 737-200.

Atualmente, a frota da companhia é formada por quatro Boeing 737-300, com idade média de 27,9 anos, e dois De Havilland Canada Dash-8, com 17,7 anos de idade em média.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias