
Um avião da Universal Air acabou andando sozinho após um descuido por parte dos funcionários no Aeroporto de Malta. A aeronave envolvida no incidente foi um bimotor turboélice De Havilland Dash 8-100 (Q100) da companhia aérea maltesa, que teria um voo para Benghazi, na Líbia.
No entanto, os funcionários da companhia, ao rebocarem o avião do estacionamento para a posição onde seria realizado o embarque, retiraram de maneira prematura os calços que seguravam as rodas do trem de pouso.
Este procedimento foi feito sem a barra do trator que empurra a aeronave estar conectada, e também sem ninguém na cabine para segurar os freios da aeronave. Com isso, o avião saiu andando pelo pátio e cruzou a pista, parando apenas após entrar em contato com a grama.
Apesar do susto, não havia nenhuma pessoa a bordo da aeronave e o avião foi rapidamente retirado da pista, sem impactos grandes para o aeroporto, mas o voo para a Líbia da Universal Air foi cancelado.
Universal Air DHC-8-100 (9H-CTG, built 1990) escaped the ground crew and rolled driverless across the ramp at Malta Airport (LMML), crossing an active runway before coming to a stop. No collision occurred. The ground workers removed the chocks for towing but before the towbar was… pic.twitter.com/b5vvcvo29M
— JACDEC (@JacdecNew) September 27, 2023