Início Aviação Militar

Avião de guerra passa voando muito baixo e pega pescador de surpresa

Um flagra inesperado foi registrado na Ucrânia, quando um avião de guerra passou rasante e pegou um pescador de surpresa.

O vídeo foi feito por um homem, que pescava em um lugar não-identificado da Ucrânia e que teve apenas alguns segundos para sacar seu celular e flagrar um par de jatos de ataque ao solo do modelo Sukhoi Su-25 passando muito baixo.

Não é possível confirmar se os jatos da filmagem são da Rússia ou da Ucrânia, embora fotos do mesmo dia e em melhor resolução (abaixo), feitas em Gorlovka (região de Donetsk), tenham emergido na internt mostrando dois caças russos do mesmo modelo voando baixo e soltando flares (iscas para mísseis guiados por calor).

O voo a poucos metros do chão não é, necessariamente, uma demonstração ou intenção de assustar a população, que já está aterrorizada com a guerra, mas pode ser uma estratégia d ecombate.

Até o momento a Rússia perdeu, ao menos, 24 aeronaves, segundo fontes com evidências fotográficas, sendo 9 delas do modelo Su-25, essencial no apoio às tropas em terra. Isso poderia demonstrar que o modelo apresenta vulnerabilidades à ação de mísseis anti-aéreos portáteis (MANPADS), que são carregados pela defesa ucraniana.

Voar baixo faz com que o atirador do míssil tenha menos tempo para localizar o alvo, preparar a arma, travá-la no avião e disparar o projétil. Sendo assim, os pilotos voam o mais baixo possível, permitindo capturas como essas, que são bonitas, embora o lamentável contexto da invasão de um país.

Sair da versão mobile