Início Exclusivas

Avião decolará do Brasil com uma grande carga de papel-moeda para a Argentina

Foto de Foto de aeroprints.com, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

EXCLUSIVO – Ao que tudo indica, a Casa da Moeda do Brasil negociou com a Argentina novas remessas de papel-moeda, a exemplo do que já havia ocorrido meses atrás. O transporte do insumo já deve ocorrer na próxima semana, em uma aeronave que será fretada especialmente para a ocasião, como informaram ao AEROIN fontes próximas da empresa estatal brasileira.

Como antes

Ainda nos primeiros meses da pandemia, a Argentina não estava dando conta da demanda de imprimir todo o seu dinheiro, vindo a recorrer ao Brasil para que lhe suportasse, mediante um contrato de mais de US$ 20 milhões. À época, era prevista a impressão de 400 milhões de cédulas com o serviço finalizando em março de 2021.

E agora

No entanto, o contrato aparenta ter sido estendido. Em 2 de dezembro de 2021, a Casa da Moeda do Brasil firmou o contrato 1002/2021 com a empresa Fedrigoni Brasil Papéis Ltda, no valor de R$ 91.049.810,33, com a seguinte descrição: “Termo Executivo de Parceria (TEP) a proposta aprovada, sob a égide do Instrumento de Parceria nº 001/2020, com o cliente final Sociedade Del Estado Casa de Moneda (Argentina) para a produção de 600.000 (seiscentos mil) milheiros de $ 1.000 pesos”.

Como se nota, mais uma remessa de 600 milhões de cédulas de 1.000 pesos seriam preparadas e são as que devem estar prontas para a remessa da próxima semana.

O voo

A operação aérea que levará o dinheiro até a Argentina ainda não está agendada, mas fontes próximas informaram que deve ocorrer na próxima semana em uma aeronave Boeing 727-200F com capacidade para levar mais de 24 toneladas de carga. O voo deve levar a carga do Rio de Janeiro a Buenos Aires.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile