Início Indústria Aeronáutica

Avião Dornier 328 será convertido em bancada de teste de combustível de hidrogênio na Alemanha

O Laboratório de Pesquisa Aeroespacial alemão (DLR) dará início a uma pesquisa disruptiva para descarbonizar o transporte aéreo, convertendo um turboélice Dornier Do-328 em um banco de teste de propulsão e combustível a hidrogênio. O DLR destaca que essa tecnologia ajudará a avançar para uma nova geração de aeronaves ecológicas.

A Deutsche Aircraft venceu um processo de licitação pública, que foi celebrado em 20 de junho junto com um contrato de compra para a aeronave. O DLR afirma que o Do-328 é uma aeronave robusta, de alto desempenho e possui uma cabine grande e alta, oferecendo espaço para instalação de diversos equipamentos técnicos.

Segundo o chefe da DLR, Anke Kaysser-Pyzalla, a aeronave “complementará perfeitamente” a frota de pesquisa de sua organização e será usada para realizar vários testes, tais como sistemas híbridos e combustíveis inovadores. Ela acrescentou que o 328 “abrirá caminho para uma nova geração de aeronaves ecológicas na classe de aeronaves regionais”.

Anna Christmann, coordenadora federal de política aeroespacial alemã, destacou o programa, dizendo que “o que hoje parece distante só pode se aproximar se realmente testarmos novas tecnologias. Com o banco de testes voador, estamos mais uma vez fazendo um bom progresso nos testes práticos de tecnologias disruptivas de hidrogênio e estamos um passo mais perto do objetivo comum de neutralidade climática no transporte aéreo”.

O DLR, localizado no Centro de Pesquisa em Braunschweig, iniciará, com a aprovação do governo alemão, o programa UpLift, convertendo o turboélice Dornier Do-328 em um banco de teste de propulsão e combustível de hidrogênio. Toda a parte técnica da conversão ficará a cargo do DLR.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile